quinta-feira, 17 de julho de 2014

Bases para disfarçar melasmas

Algumas leitoras do blog e seguidoras do Instagram pediram ajuda e dicas de como cobrir manchas de melasmas. Eu mesma, faço tratamento com ácido para pequenos melasmas que mais parecem manchinhas ou sardas de sol. Já usei Triluma e agora estou usando o Vitacid Plus que tem a mesma composição e já falei sobre isso aqui. Esse post é recordista de visualizações e está sempre nos top 15! Faço acompanhamento com Dermatologista e na verdade tinha manchinhas espalhadas no rosto que me incomodavam um pouco, mas disfarçam bem com bases comuns. As dicas de hoje são apenas para disfarçar as manchas de melasmas de graus médios a severos, pois hoje existem  tratamentos específicos e eficazes para combater o problema (laser, peeling, clareamento, etc.)  A melhor solução é consultar o seu médico  para que ele possa avaliar o seu caso e indicar o tratamento mais adequado. Cada melasma é de um tipo ou mesmo atinge regiões específicas do rosto de cada pessoa em maior ou menor grau. 
No caso da maquiagem, a principal dica é optar por produtos de alta cobertura e fixação. Produtos de alta cobertura são importantes, porque você consegue esconder mais usando menos. Se a base e o corretivo forem de média ou baixa cobertura, você pode conseguir cobrir a mancha toda, mas o rosto acaba com aspecto super pesado por ter muitas camadas de maquiagem. O corretivo Dermacolor Camouflage da Kryolan é sempre lembrado como um dos mais potentes para o disfarce de manchas, mas é mais caro e mais difícil de achar por aqui em farmácias e lojas de beleza em geral. A linha Dermablend da Vichy é outra ótima opção e é encontrada mais facilmente em boas e grandes farmácias. Outra dica importante, é a de depositar o produto sobre a macha de forma concentrada ao invés de espalhar ou esfregar demais. Experimente dar batidinhas ao invés de esfumar o produto, usando pincel ou esponja para aplicar o produto. 


Só para ilustrar meu antes e depois com uso do ácido...

Antes: Rosto com sardas espalhadas na região da bochecha, resultado de exposição ao sol ao longo da vida e poros bem dilatados.
Depois: Dois meses de uso contínuo do ácido, notem a diminução significativa das manchas e fechamento de poros, pele iluminada. Após esse período que foi ano passado, viajei para praia e suspendi o uso uma semana antes e só voltei a usar quinze dias depois do meu retorno da praia. As manchas voltaram um pouco depois da viagem. mas bem menos do que como na primeira foto. Uso religiosamente FPS 60, até dentro de casa!! 

Notem que nas fotos estou sem maquiagem,  o post é somente para vocês notarem a diferença e importância de usar um medicamento adequado e fazer o acompanhamento médico. Nada de receitas caseiras ou usar o que a amiga indicou e foi bom para ela!!




Nessa foto de look dia, usei base da Mac, corretivo, pó e um pouco de blush. No meu caso cobriu bem o restinho de manchas que ainda restam e que provavelmente não vão sair totalmente. Chega um momento que você suspende os ácidos mais fortes, que não podem ser usados por longos períodos e passa a usar os mais leves de dia! Tem melasmas que tem grande melhora, outros as vezes não resolvem somente com ácidos e a redução é mais díficil! 







Essa foto é um Antes e Depois de uma modelo que fez uso da Base Dermablend da Vichy. Antes de passar a base, preparem a pele usando seus produtos de cuidados diários: Sabonete de limpeza, tônico, hidratante e FPS alto ( no mínimo 60). Sempre o que seu médico indicar! 






A linha Dermablend ainda possui corretivo e pó. O ideal é você testar e descobrir o seu tom de pele para não piorar o problema com uma base de tom errado! 



Modelo tatuado: Antes e Depois com cobertura Dermablend de uso profissional para TV, Teatro, etc... Isso não é photoshop! Procurem o vídeo no Youtube com essa transformação em um comercial da marca.




A marca Kryolan é alemã e muito famosa e tem vários itens, esse de cima é bem legal e prático.
As paletas da marca servem como base e corretivo, a cobertura é pesada e cobre bem até tatuagem. Vejam outras opções abaixo.







Em algumas capitais você acha Kryolan, como por exemplo na Drogaria Iguatemi em São Paulo.
Hoje em dia você pode achar em sites online, se morar em cidades do interior ou centros menores pelo Brasil onde não tem o produto. Essas bases também cobrem vitiligo, rosáceas e outras imperfeições da pele. Outra dica para finalizar: quem tem melasmas, mesmo depois dos cuidados e melhora das manchas, sempre corre o risco de voltar um pouco o problema, pois o sol, as luzes de casa, do computador sempre vão estimular as células do nosso corpo a produzir melanina. Então informe-se com seu médico sobre isso!Consulte seu Dermatologista!!