sexta-feira

A pele e seus tons cromáticos

Durante os cursos do Senac pesquisei sobre vários assuntos e um interesse que surgiu, foi sobre a harmonia das cores de acordo com o seu tom de pele. O assunto é amplo, complexo e apesar de não ser consultora de imagem, a maquiagem usa o estudo e o conhecimento das cores na sua prática. Tentarei ser o mais objetiva possível ao falar de cores e tons cromáticos, afinal, não sou especialista em cores!  E acreditem, não é fácil tornar-se uma especialista , sendo que  dificilmente conseguimos percebê-las de início, tem que  treinar muito o olhar...

 A questão é que existem cores ideais para cada pessoa de acordo com especialistas na área.
Segundo o que pesquisei , conforme nossa tonalidade de pele, cabelos e olhos,  nós possuímos um tipo cromático específico (denominados primavera, verão, outono ou inverno) definido após várias etapas de análise. A partir desta definição, existe uma gama de cores’ adequada para as nossas roupas, maquiagem, cor dos cabelos, etc...Quando usamos uma cor próxima ao rosto (com acessórios, blusas, maquiagem, etc), a luz reflete-a diretamente nele lançando tons iluminadores ou sombras escuras, dependendo da combinação da cor e do tom de pele.
Podemos então escolher tons que nos dê mais harmonia e nos favoreçam. As cores ideais realçam o nosso olhar, deixam nossa pele muito mais bonita, revigoram, nos destacam, nos iluminam, nos deixam mais jovem.
A primeira análise a ser realizada é relacionada a ‘sensação térmica’ da pele, ou seja, se ela possui  tons frios ou tons quentes; essa definição já nos permite definir algumas “regrinhas” do que nos ‘cai bem’ ou não.
Existem algumas dicas para descobrirmos se uma pessoa tem pele quente ou fria.

Pele quente :

A tonalidade básica da pele: dourado e/ou vermelho (ruivo);
Ao se bronzear, a pele fica bem dourada ou vermelha/rosada;
Combinam mais com tons beges do que com tons brancos;
É característico da grande maioria dos ingleses, franceses, italianos, portugueses e irlandeses; 





Pele fria

A tonalidade básica da pele é ou rosada ou azulada/olivácea;
Ao se bronzear, a pele escurece, fica bem mais opaca/acinzentado do que dourada;
Combinam mais com tons brancos do que com tons beges;
É característico de pessoas provenientes de países nórdicos, orientais e árabes




Abaixo vejam 2 tabelas de cores indicadas para pessoas “frias” e “quentes". Para quem não conseguiu definir seu tom, a dica que pesquisei é mais prática ainda. Pegue um papel laminado ou tecido prata e um outro dourado. Em frente ao espelho , coloque o tecido próximo ao rosto ( uma  cor de cada vez), e perceba qual deixou seu rosto mais iluminado e qual deixou seu rosto mais apagado. Se o dourado te iluminou, você é pele quente, se for o prata sua pele é fria. Achei essa dica bem legal e fácil, faça o teste e descubra seu tom.
Abaixo opções de cores ideais para cada tom de pele, são cores de que favorecem você:


Cores para pessoas ‘quentes








Cores para pessoas "frias " 





Observe essas cores e comprove se realmente combinam com seu tom. Mas, não quer dizer que estamos proibidas de usar os tons contrários ao nosso tom! A dica é usar a cor que nos favoreça mais próximas ao rosto. Entenderam? é meio complicado mas, vale tentar novas idéias.

Peles frias devem  evitar usar makes que contenham pigmentos dourados, ou seja: substitua o pó bronzeador/queimador/terracota por um pó normal 1 ou 2 tons acima do seu comum;

 Outra dica! bijous/jóias como brincos e colares têm a seguinte dica:

 prata: indicado para pessoas de tom frio;
 dourado: indicado para pessoas de tom quente.
  O assunto é realmente amplo... São dicas e os consultores de imagem usam desse estudo aprofundado    sobre cores na sua prática profissional. Pesquisem e deixem seus comentários.