terça-feira

Passo a passo: Maquiagem pele madura

Maquiar-se bem e adequadamente, não é das tarefas mais fáceis. Você precisa de habilidade, prática e conhecimento das melhores texturas e cores para seu tipo ou tom de pele. Para mulheres mais velhas, a missão pode se tornar ainda mais complicada, pois há a preocupação de esconder os sinais da idade, como manchas, rugas, linhas de expressão e vincos.
O problema é que na tentativa de criar um visual menos marcado, muitas mulheres acabam por exceder na quantidade de produto, por isso quanto mais sutil o resultado, melhor.
O erro mais frequente é o excesso de base e corretivo aplicados. Eles ficam acumulados nas linhas de expressão, chamando ainda mais a atenção.

Vamos as dicas do passo a passo:


Cobertura da pele

Antes de começar a maquiagem, é importante a pele estar limpa, tonificada e muito bem hidratada.
Escolha um hidratante adequado ao seu tipo de pele e dê preferência a algum produto que tenha um efeito lifting na pele. A aplicação da base vem logo a seguir e já garante boa cobertura para as imperfeições, por isso cuidado com o uso do corretivo que ás vezes pode até ser dispensado. Eles devem ser aplicados com leves batidinhas na pele, nunca esfregue no rosto para não marcar ainda mais as ruguinhas. Você pode usar uma esponja ou pincel próprios para a aplicação. A base pode ser em mousse ou líquida se a pele for oleosa, ou cremosa se for seca. Porém, quanto mais fina a textura, mais natural é o resultado. Uma fina camada de pó ajuda a tirar o excesso de brilho de peles oleosas e mistas. Mulheres de pele seca devem evitar seu uso.

Pintura:
Com as sombras é bom ter cuidado, os tons claros de bege e marrom são ideais. Cores escuras devem ser evitadas para que a maquiagem não fique exagerada e o olhar não pareça caído. As sombras cremosas podem acabar escorrendo ou ficarem pesadas, se não forem aplicadas corretamente. As opções em pó são mais fáceis de aplicar, e o efeito também é mais sutil. Não há problema em usar curvex e, na sequência, aplique a máscara de cílios.
Para o uso do blush, os tons rosados são perfeitos para quem tem pele mais clara. Já os terrosos ou alaranjados, os bronzants são indicados para peles mais morenas. Não exagere na quantidade e aplique-o com um pincel, dando batidinhas nas maçãs do rosto e levando em direção às têmporas.
Os produtos em pó ajudam a disfarçar a oleosidade e dão um acabamento mais sofisticado.
 Nos lábios, dê preferência aos batons cremosos que são mais hidratantes, mas que tenham acabamento mate para que não escorram e acentuem as linhas ao redor da boca. Outra maneira de evitar isso é contornar os lábios com um lápis específico para a região na mesma tonalidade do batom. O rosa, em suas versões mais nudes, é ideal para o dia a dia.

Na dúvida, faça uma aula de automaquiagem e aprenda a se produzir sem erros!